O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos, nesta sexta-feira (25), para fixar um prazo ao Congresso para aprovar lei que atualiza a quantidade de deputados por estado, com base na população de cada unidade da federação. Conforme a mudança, as bancadas de Alagoas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa podem ser reduzidas.
Alagoas tem nove deputados federais eleitos e atuantes, com a mudança o estado passaria a ter oito vagas na eleição de 2026, o mínimo de cadeiras. Já a bancada de deputados estaduais é calculada a partir da Câmara no sistema três para um. Com isso, o estado que atualmente tem 27 deputados passaria a ter 24 Alagoas deputados estaduais.
A mudança nas cadeiras leva em consideração a população em cada federação.
Os ministros do Supremo acompanharam o voto do relator, Luiz Fux, que propôs estabelecer que os congressistas devem aprovar lei sobre o tema até 30 de junho de 2025.
Segundo o voto de Fux, o cálculo para atualizar o tamanho das bancadas estaduais na Câmara deverá levar em conta o número máximo de 513 deputados e os dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Na prática, significa que as mudanças serão feitas a partir de uma redistribuição das cadeiras já existentes. A revisão será válida para as eleições de 2026, com mandatos iniciados em 2027.
Se após prazo ainda não houver regra pronta, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar a revisão até 1º de outubro de 2025.
Ao determinar o prazo para a atualização, Luiz Fux considerou que houve omissão do Congresso em relação ao tema e que isso tem impactos para a democracia.
A Corte analisa ação apresentada pelo governo do Pará. O estado afirma que uma lei de 1993 estabelece os limites mínimo e máximo para o número de deputados, mas não detalha a representação de cada estado.
*com Agências
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de 7up7down.