AAN

A Prefeitura de Aracaju mantém equipes em atenção à instabilidade climática que motivou o envio de alerta à população no início da tarde dessa quarta-feira, 21, através do serviço SMS 40199 da Defesa Civil. A expectativa de chuva moderada, com incidência de raios e ventos fortes, deve perdurar até a tarde da sexta-feira, 22. 

Monitoramento no bairro Jabotiana, Largo da Aparecida|Semdec

Nas últimas 24h, o volume acumulado de chuva foi de 10 milímetros, com registro de três ocorrências na manhã desta quinta-feira. As demandas oriundas dos bairros Santa Maria, Robalo e Soledade estão relacionadas, respectivamente, a solicitação de avaliação de risco estrutural em uma residência, risco de queda de árvore e risco de deslizamento. 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que as demandas foram registradas através do número de emergência 199. “Mantemos equipes de prontidão para o atendimento à população. Todas as solicitações foram devidamente atendidas sem registro de maior gravidade. Paralelamente, nossas equipes realizam monitoramento nas diversas áreas da capital, de maneira preventiva”, frisou. 

Desde as primeiras horas da manhã as equipes monitoram pontos estratégicos da cidade, como foi o caso dos bairros Jabotiana, Jardins, Inácio Barbosa e demais áreas de risco localizadas na Zona Norte da capital. As atualizações das condições meteorológicas são verificadas sistematicamente e o acompanhamento, em tempo real, é realizado por meio dos recursos que integram o sistema ClimAju

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Através desse sistema temos acesso, em tempo real, aos dados de acumulado de chuva em cada região da cidade, assim como imagens ao vivo, por meio de sete câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Esses e outros recursos auxiliam no monitoramento da capital e otimizam o trabalho das nossas equipes”, explicou o secretário da Defesa Social e da Cidadania. 

Diante da possibilidade de incidência de ventos fortes, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, orienta sobre cuidados a serem adotados pela população. “Nesta semana, tivemos registro de rajadas de ventos com velocidade de até 60km/h. Por isso, orientamos a população a redobrar a atenção com relação às estruturas metálicas, telhas em fibrocimento e painéis de publicidade, que podem ficar mais suscetíveis a esse fenômeno. Outro cuidado importante é não se abrigar debaixo de árvores”, destacou o coordenador. 

Caso sejam observadas situações de anormalidade, a população deve acionar a Defesa Civil de Aracaju através do número emergencial 199, que funciona 24h. “Mantemos equipes em atenção para avaliação de risco e adoção das medidas necessárias à segurança da população”, salientou Robson Rabelo.