O Ministério Público Estadual notificou a Prefeitura de Aracaju para que esclareça a retirada de árvores da Orla da Atalaia para a realização do Pré-Caju.
Na última semana, as redes sociais foram inundadas com imagens de coqueiros cortados ao longo da Orla de Atalaia, em Aracaju. Essas imagens [abaixo] viralizaram rapidamente, desencadeando uma onda de críticas e especulações sobre a razão por trás desse ato. Muitos comentários passaram a relacionar a remoção das árvores à necessidade de preparar o terreno para a instalação das estruturas do Camarote Aju, localizado no trecho da Avenida Santos Dumont, na zona sul da capital sergipana.
Segundo a Emsurb, a decisão de cortar os coqueiros em questão foi tomada devido ao risco iminente de queda e acidentes, devido ao avançado estado de apodrecimento dessas árvores.
A prefeitura promete a reconstrução.
O que diz a organização do evento
A organização do Pré-Caju informa que foi surpreendida através de postagens nas redes sociais a respeito da retirada de árvores na extensão da Orla da Atalaia Imediatamente entramos em contato com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que nos comunicou que os individuos arbóreos que foram suprimidos oferecem risco de queda conforme laudo fornecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
A Emsurb informou ainda que já realizou a supressão de mais de 230 árvores na cidade, incluindo a extensão da Oria da Atalaia. Tudo está sendo realizado com comprovação técnica da necessidade de extração. Em paralelo, o trabalho de plantio de mudas de árvores nas vias públicas vem sendo feito e somente este ano já foram plantadas mais de 6,000 mudas omamentais em toda capital.
O Pré-Caju é uma festa consolidada não só pelo seu potencial cultural e turístico, mas pelo seu compromisso também com a população, prova disso é que desde o seu início, em 1992 nunca praticou nem solicitou ações que degradassem o Meio Ambiente. Sempre foi conduta da organização o isolamento das árvores para preservação do paisagismo, proteção do mangue, quando realizado na 15 de julho, além das parcerias com as cooperativas de reciclagem.
Reiteramos o nosso compromisso e nos colocamos à disposição da população aracajuana.
Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: Twitter,FacebookeYouTube.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de 7up7down.