AAN

Com chuva de intensidade fraca a moderada nas últimas 48h, Aracaju encerra período de alerta sem registro de ocorrências graves. As equipes da Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), manteve prontidão para atendimento aos chamados da população.

Defesa Civil de Aracaju

A instabilidade climática é monitorada sistematicamente pelo órgão, para a adoção das medidas necessárias à redução de riscos na capital. O trabalho articulado com os demais órgãos da gestão municipal, através do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, ocorre com reforço de ações preventivas e rápida resposta para atendimento às ocorrências registradas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, nesse período os pluviômetros da capital computaram 30 milímetros (mm) de acumulado de chuva. “As precipitações ocorreram de forma bem distribuída, com maior concentração na tarde da quinta-feira (21), sem registro de ocorrências graves. Nossas equipes prestaram atendimento às solicitações encaminhadas por meio do número emergencial 199 e realizaram monitoramento em pontos estratégicos da cidade, de forma preventiva”, explicou o coordenador.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Foram atendidas nove ocorrências, desde a emissão do alerta de chuva, na quarta-feira (20). As situações estiveram relacionadas a risco de queda de árvore, risco de deslizamento e avaliação estrutural. “A ocorrência mais expressiva ocorreu ontem (21), no bairro Areia Branca, com a queda de uma árvore que veio a atingir um muro. Não houve pessoas atingidas e todas as providências foram adotadas para avaliação estrutural e, junto a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para a remoção dos materiais. A árvore foi removida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE)”, detalhou Robson Rabelo.

Com base no monitoramento dos dados meteorológicos, o tempo permanece nublado ao longo desta sexta-feira, 22, sem expectativa de renovação de alerta. “O tempo permanece nublado, porém, caso venham a ocorrer precipitações, deverão ser passageiras e com intensidade fraca. A partir de amanhã, a previsão é de que os dias sejam ensolarados, conforme as previsões atuais”, frisou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.